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[Introdução]Crackeando Programas

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Mensagem por Admin Sex Fev 10, 2012 8:51 pm

Ultimamente tenho dando umas pequenas estudadas em RE(Reverse Engineering), para o nosso bom português: ER(Engenharia Reversa)..

Pesquisei em vários fóruns italianos(PQP, eles são foda de mais em engenharia reversa), fóruns Latinos, Fóruns amerianos.

Eu particulamente gostei bastante do que ví, mas para ser sincero, para seguir aqueles tutoriais enormes, você precisa já ter uma boa base (Ser razoável em Assembly). O problema é que pouco se houve falar sobre Assembly em fóruns mais comuns.

Tendo isso em mente, resolvi criar uma série de tutoriais onde explicarei como funciona o Assembly, porém de uma maneira divertida, e mostrando uma coisa que muitos querem aprender (crackear programas).

Irei dividir o tutorial em pequenas partes, para não se tornar uma coisa "estrondosa" e enjuativa.

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1. Introdução
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Primeiramente seria interessante esclarecer um pouco sobre o que é um debugger e o que é um disassembler, pois apesar de andarem quase sempre juntos, possuem finalidades diferentes.

Disassembler é algo que consegue transformar linguagem de máquina para a linguagem assembly, transcrevendo as instruções enviadas ao processador para os seus mnemônicos em assembly (asm). Vale ressaltar que não é um descompilador, que procura converter o código nativo em uma linguagem de mais alto nível como C, C++ ou Basic.

Debuggers são programas capazes de analisar, depurar e testar aplicações. Atualmente a maioria das IDEs de programação contam com um debugger embutido (Visual Studio, por exemplo). A principal utilidade deles é para a identificação e tratamento de erro, sendo que é possível rodar o código linha por linha (ou instrução por instrução) e analisar a mudança das variáveis e do comportamento do código. Os debuggers de binários já compilados - como os executáveis do Windows (EXE) - seguem o mesmo conceito dos depuradores normais, mas devido ao fato de o código já ter sido compilado, ele precisa ter um disassembler embutido no debugger para decodificar as instruções.

Atualmente existem dezenas de debuggers e disassemblers por aí, dentre os quais os mais famosos são: W32DASM, IDA, WinDbg, SoftICE e Ollydbg. Nesta série de tutoriais, iremos utilizar o Ollydbg, por ser um dos mais complestos, gratuito e leve.

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[Introdução]Crackeando Programas Empty Re: [Introdução]Crackeando Programas

Mensagem por Paulo_Sandino Qua Mar 07, 2012 12:08 am

Muito legal isso. Justamente o que eu estava precisando. Tava querendo aprender isso principalmente porque quero criar Keygen(Key Generator) programa capaz de gerar chaves válidas de registro para um software protegido. E o meu problema sempre foi o -> Assembly Sad . O disassembler me dá centenas de linhas de código e não sei separar, qual as linhas mais importantes... hahaha... VALEU!! Very Happy
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